Ideia original, e iniciativa do projecto: Associação Lisboa Verde.
A organização, que se deseja partilhada e aberta a novos colaboradores, conta actualmente com a participação activa da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas (APAP) e da Associação “Liga dos Amigos do Jardim Botânico de Lisboa” (LAJB).
Mas no coração deste projecto está o desejo de envolver os munícipes, empresas e instituições de Lisboa, e não só, chamando-os a participar na homenagem de um facto histórico que terá consequências positivas para todos, e a longo prazo, na cidade.
Uma colaboração empenhada e disponível de vários sectores da sociedade será indispensável para uma boa organização e execução desta ideia e dos seus projectos.
Imagem: Preparativos para o embarque das tropas que vão combater na Guerra. Joshua Benoliel, 1916. Arquivo Municipal de Lisboa
ASSOCIAÇÃO LISBOA VERDE
Lisboa Verde é uma Associação sem fins lucrativos, constituída em 28 de Maio de 2002 com a denominação: “ Lisboa Verde-Associação para a defesa dos Espaços Verdes”, e NIPC. 506078787. Segundo os seus estatutos, a Associação Lisboa Verde tem como objetivo defender, divulgar, promover, conservar e valorizar as áreas verdes da cidade de Lisboa, bem como propor junto das entidades competentes o seu alargamento e tratamento.
Das suas atribuições destacam-se: a elaboração de estudos, pareceres e propostas de soluções em matéria de política de paisagem e suas repercussões nas políticas de ordenamento do território, de urbanismo, de conservação da natureza, agrícola e desenvolvimento rural e política cultural; intensificação das relações e intercâmbio de ideias e de experiências com organizações de âmbito nacional ou internacional, que se dediquem aos problemas da paisagem, do ambiente e do ordenamento do território e com os estabelecimentos de ensino e instituições científicas; colaboração, patrocínio e promoção de publicações que contribuam para um melhor esclarecimento público das implicações e relevância da arquitectura paisagista; prestação da colaboração científica e técnica solicitada por qualquer entidade nacional ou estrangeira, pública ou privada, quanto exista interesse público.